quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Se eu tiver uma bike mais cara, vou chegar antes!!! Será?

O Dr. Jeremy Groves, um apaixonado por ciclismo e consultor/anestesista do Chesterfield Royal Hospital na Inglaterra, decidiu testar se sua nova aquisição (uma bike de carbono de 9,5 kg que custou aproximadamente 2.700 reais) o faria chegar ao trabalho mais rápido do que sua antiga companheira (uma bike de aço de 13,5 kg comprada por 130 reais).
Pelo menos, no que diz respeito ao deslocamento do individuo de casa para o trabalho e vise-versa, a resposta é NÃO!!!
Num período de seis meses, todos os dias ele tirava cara ou coroa para saber qual bike deveria usar (e não mascarar os resultados escolhendo determinada bike nos dias em que estivesse se sentindo melhor).
Percorrendo diariamente 43,5 km, ele obteve uma quilometragem total de 1.302 km com a bike de aço e 1.144 km com a de carbono e médias de 1h e 47 minutos para a bike de aço e 1h e 48 minutos para a de carbono.
O estudo foi publicado no site British Medical Journal.

3 comentários:

  1. Esse é um assunto muito controverso mas gostaria de dar uma opinião simples sem muita matemática, cálculos, etc.

    Com uma bike mais leve o ciclista utiliza menos energia para deslocar o conjunto (ciclista + bike), gastando menos energia ele ou poderia fazer o percurso um pouco mais rápido ou se mantivesse a velocidade ele iria um pouco mais longe.

    Bikes "mais caras" posivelmente tem uma geometria melhor, selim melhor, e rodas mais leves, o que faria com que a velocidade seja um pouco melhor.

    Vale lembrar que o ciclista está indo pro trabalho e não está indo pra uma competição. Sendo assim uma bike barata é até melhor para ir ao trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha
    Adorei! Sou super a favor! Acho que a mudança deve ser praticamente imperceptivel numa competição também.
    Quem tá na frente tá na frente, visto o "Rasga Milho" na claro brasil ride, o cara pedala com uma sundown pesada, caindo aos pedaços, e tá ali com os melhores. Se a bike fosse leve continuaria ali. Acho que a diferença deve existir mas deve ser muito pequena.
    Não sei porque...mas meu sexto sentido concorda com o texto!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Luli e Naza!!
    Valeu pelos comentários! Acho que o objetivo principal do Jeremy foi incentivar mais pessoas a usarem a bike como meio de transporte, independentemente do valor dela! Mas que a Luli tem razão, isso é inegável. quando o cara ou a garota são bons, pode coloca-los em uma barra forte que eles vao chegar na frente!!!

    ResponderExcluir