quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Giant Trance X0 2008

Essa review vai ser interessante! Essa bike foi analisada pela MBA em 2008 vencendo vários comparativos em anos seguintes em diferentes versões (X1, X2), ganhou 4,5 pontos de 5 possíveis da WMB e em 2009 faturou a “Escolha do Editor” da Bc na versão X1 e em 2008 na versão X2.
Eu digo que será interessante porque essa é a minha bike e consequentemente, um bom parâmetro para saber o quanto as opiniões desses meios de comunicação batem com as minhas.
Totalmente reestilizada em 2008, essa trail bike ganhou mais curso (127 mm) na traseira e emagreceu 244 g só no quadro!
Em termos de peças ela reúne rodas Mavic Cross Max ST, amortecimento Fox (F120RL e RP23), freios Juice 7, transmissão Shimano (XT/XTR) / Race Face Deus e componentes Race Face Deus. Com isso o peso final fica em torno de 11,8 kg com pedais Shimano 520 (bate com a minha).
Todos foram categóricos em afirmar que a suspensão traseira funciona muito bem em descidas, principalmente as de alta velocidade (concordo). Para as subidas e no plano é necessário acionar o nível de plataforma mais alto (3) do shock. Só assim não se sentirá movimentos indesejados do conjunto, obtendo-se uma pedalada firme, quase como uma cross country (concordo). Nas frenagens, mesmo extremas (com a roda travada), a suspensão traseira continua funcionando e proporcionando estabilidade (concordo).
As curvas de alta são impecáveis graças aos excelentes pneus Kenda Nevegal com composto de borracha mais dura no centro (+ rolagem) e mais macia nas laterais (+ tração) (concordo). As curvas de baixa são intuitivas, graças ao design equilibrado que centraliza o peso do biker e a baixa altura do movimento central.
No entanto, nem tudo são flores! Na WMB houve quem não gostasse da mesa longa (100 mm) dizendo que ela diminuía a velocidade de esterçamento (se é que essa palavra existe) pilotagem. Outros adoraram isso, principalmente os menos agressivos (concordo com esses). A lacuna entre os tamanhos de quadros (18 e 20 polegadas) foi um problema para alguns (eu me dei muito bem com o 18 e tenho 1,8 m de altura e, portanto discordo nesse ponto).
Para o pessoal da Bc, o garfo deveria ter no mínimo 130 mm. Eu discordo! Deveria ter 140 mm e ser um garfo mais forte (um Fox Float por exemplo). Nas descidas com erosão e frenagens mais fortes é possível sentir o garfo torcendo e tirando um pouco da estabilidade da bike. Para 2011, esse problema deve ter diminuído, já que a Giant no modelo X1, top de alumínio, adotou o Fox F125RL, mas com espiga (e consequentemente a caixa de direção também) de diâmetro duplo 11/8 e 1 ½ e eixo de 15 mm para o cubo dianteiro aumentando a rigidez do quadro e do garfo!
Mas infelizmente graças a essas mudanças, o design do quadro mudou! Ficou mais feio! Para mim, a observação da MBA é perfeita: “Se beleza matasse, a Trance X0 2008 seria a primeira na lista dos mais procurados do FBI”!
Enfim, esta é uma grande bike, feita por uma grande empresa (grande mesmo, a Giant faz as bikes para a Specialized, Trek e Santa Cruz). Pena que no Brasil a marca não seja tão forte!
E parece que apesar das divergências em alguns pontos específicos, no geral a minha opinião bateu com as das revistas e sites. 
Logo vou colocar umas fotos dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário